Backups online

Tenho por hábito sincronizar a minha pasta de trabalho entre 3 computadores, normalmente trabalho no portátil e, de vez em quando, sincronizo essa pasta com o computador de casa e com o do trabalho. É um sistema quase infalível, a não ser quando passo algum tempo sem me lembrar de fazer a dita sincronização.

Uma coisa que me chateia quando formato um dos meus computadores é que há sempre qualquer coisa da qual não tinha backups e que não foi sincronizada. Ou são os contactos do Outlook, ou um qualquer documento que por engano gravei no Desktop ou no My Documents

Aqui há tempos descobri uma forma simples e eficaz de resolver esta questão, o Mozy é um serviço grátis de backups online até 2GB. Instala-se uma aplicação que, depois de configurada, vai-se encarregar de fazer os backups (tudo encriptado).

A aplicação permite configurar um monte de coisas, e gosto particularmente da possibilidade de criar regras e filtros para os ficheiros de queremos fazer backup. Também importante é a possibilidade de limitarmos a largura de banda utilizada pelo Mozy, assim não corremos o risco de ficarmos com a ligação à Internet entupida.

Quando precisarmos de recuperar algum ficheiro, o site do Mozy tem um interface todo catita onde podemos escolher quais as pastas/ficheiros que queremos recuperar, depois de seleccionados podemos optar entre fazer download (grátis) ou receber em DVD enviado pela FedEX (nada barato, mas se estiverem no Iémen com uma ligação da treta pode dar jeito).

Tenho estado a utilizar este serviço há algumas semanas e recomendo-o vivamente.

Mozy Online Backup: 2GB
Free. Automatic. Secure.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *