Eu acredito no Estado Social

  • tenho um seguro de saúde porque não confio nos Centros de Saúde e para não ter de esperar eternidades por uma consulta;
  • desembolsei mais de 10.000 Euros no meu curso superior numa universidade privada, no público só pode estudar quem não trabalha nem paga impostos.

Claro que o que temos em Portugal não é um Estado Social, é qualquer coisa que nem lá perto anda.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

4 comentários em “Eu acredito no Estado Social”

  1. Concordo.
    Estado Social, mas é para quem não trabalha, ou não quer trabalhar. Para esses sim, está bom.
    Trabalho e desconto, supostamente para ter direitos como acesso à saúde e à educação.
    Pois bem, tenho seguro de saúde para a minha família porque não confio na saúde pública, e não quero ser tratado como um pedaço de carne (muito menos quero isso para os meus filhos). Pago educação privada (apesar de ser um Centro Paroquial, é considerado privado), porque não confio que o sistema público de educação dê aos meus filhos aquilo que eles precisam para terem um futuro minimamente decente. Nem sequer confio na sua segurança nessas escolas.
    Chego ao fim do mês com as contas no vermelho. Se não tivesse seguro de saúde nem os miúdos no ensino privado, tinha uma vida MUITO mais folgada. Mas não seria mais descansada.

    Mas é um Estado Social para alguns, aqueles que passam o dia no café, a fazer levantamento da mini e, que em subsídios de inserção e rendimentos mínimos, levam mais dinheiro para casa do que eu.

    Coitados deles que não têm emprego…O coitado aqui sou eu!

    Abraço

  2. Lamento (não, na verdade não lamento), mas não concordo. Eu não pago pelo seguro de saúde. Tenho um Centro de Saúde que está a ser remodelado, um médico de família absolutamente impecável como ditaria Hipócrates. Não espero nem desespero por uma consulta.
    E quanto a estudar no público, nem comento. Só pode estudar no público quem não estuda ou não paga impostos? Tens noção que isso chega a roçar o ofensivo? Eu estudei no público e ah, se trabalhei e se paguei impostos.
    Concordo com a questão no geral, mas os exemplos foram pouco bem escolhidos 😉

  3. Ana, na questão do estudo referia-me ao facto de no público não existir oferta (ou quando há é quase nula) em horário pós laboral, e só por isso é que afirmei que quem trabalha não pode estudar no público.

    Quanto ao teu Centro de Saúde, infelizmente, és a excepção e não a regra.

  4. Infelizmente é verdade… Mas por outro lado quero-te lembrar que pessoas como a minha mãe (o meu pai infelizmente já faleceu como sabes) não têm rendimentos para isso, sempre descontaram mas sobre ordenados que eram miséria, só com o estado social se safam agora.
    Esses também não podem ser esquecidos, mas eu como tu, também fiz igual :).

Os comentários estão fechados.