A hora da (in)verdade

Um dia depois da vitória que deu ao PS uma maioria relativa e a obrigatoriedade de negociar os Orçamentos do Estado com pelo menos um dos partidos da oposição, chegou a chamada para a realidade das contas e da economia do país: o défice orçamental vai pelo menos duplicar este ano (mais 5,2 mil milhões de euros), para chegar a 5,9% do PIB, e o indicador oficial do peso da dívida pública na economia deverá dar o maior salto nas últimas duas décadas, para 74,5%.

O Governo esperou até depois das eleições para revelar estes número e nem aí foi honesto.

Convém lembrar que desde 2000 o endividamento de Portugal passou de 36% para 107%, nestes nove anos o PS esteve no poder mais de seis, e agora ainda querem construir uma terceira auto-estrada para ligar Lisboa ao Porto, um aeroporto e um TGV. Já não são só os meus netos que vão estar endividados quando chegarem a este Portugal hipotecado, por este andar até os netos deles vão estar.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

6 comentários em “A hora da (in)verdade”

  1. Claro que o facto de estarmos em plena crise internacional é para ser ignorado.

    Países como a Alemanha e França também apresentaram défices excessivos. Mas também devem ser só incompetentes por lá…

    Este texto é o que se chama, naquela lírica política (e poética) dos tempos do PREC, o “bota-abaixismo”. É dizer mal por dizer, sem qualquer fundamento ou sabedoria.

  2. Meu caro,

    A questão está na honestidade e não na incompetência de Sócrates e seus ministros.

    Mas uma coisa é certa: endividarem o país como endividaram e ainda quererem endividar mais não só é desonesto como é prova de uma incompetência gritante.

  3. Isso, para já, é falso. 5,9% ainda é a previsão do Governo para este ano. Foi revelada há muito tempo:

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=46&visual=9&tm=6&t=Socrates-preve-que-defice-chegue-aos-59-do-PIB-no-final-de-2009.rtp&article=234285

    Esta notícia é de Julho.

    Quanto ao endividamento, não vejo onde está a “inverdade” O ano passado a dívida publica, excessiva sem dúvida, situava-se nos 70%. Podes procurar que vais encontrar essa informação de certeza. Ou estás a confundir conceitos ou então esses 107% foram retirados de alguma mente com uma imaginação galopante.

    Os novos empreendimentos são vistos, por muita gente, como investimentos. E como qualquer investimento, espera-se que haja um retorno. Duvidar desse retorno e apresentar argumentos para isso é uma coisa, fazer parar o país apenas por capricho é outra.

    Mas acho este texto muito esclarecedor sobre a política que se faz neste país. É atirar com conceitos e rumores para o ar para ver se pegam. Há casos em que até se inventam notícias.

  4. Gostava de ter tempo para pesquisar e atirar para aqui mais links, de qualquer forma fica este: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=71463

    Eu sei que o que é referido nessa notícia são 106%, mas lembro de ler algures os 107%.

    Mas ainda bem que perdemos tempo a discutir se a dívida é de 70%, 77% ou 107%  do PIB, não interessa para nada que tenha disparado brutalmente.

    Quanto aos investimentos, eu preferia investir em Escolas, dando oportunidade às PME em vez de entregar tudo por atacado aos gigantes. Também investir na Justiça me parece uma boa ideia, para tornar os processos mais céleres para que os investidores não fujam de Portugal com medo de um dia precisarem de resolver alguma coisa em tribunal. Também concordo com investimentos que visem o aumento da nossa capacidade do portuária.

    Existem investimentos estruturantes e são esses que devem ser feitos.

  5. De informático para informático: Dívida pública != Dívida Externa. Divida Publica = Divida Interna + Divida Externa. De certeza que algum economista te explicará melhor as contas que são feitas. Mas, tal como tinha dito anteriormente, estás a confundir conceitos. E, prontamente, assumiste que o Governo estava a mentir quando tens milhares de pessoas a lerem tudo o que é dito e a colocarem em cheque qualquer declaração menos clara que seja feita.

    Já agora, sabes qual é a dívida externa dos EUA? É um indicador do estado da economia, mas não é o único. Os EUA têm 13 triliões de dolares de dívida (95% do PIB!!) e são o país mais competitivo do planeta. Reino Unido? mais de 300%! É preciso perceber a economia do país para analisar estes números. Não é atirar para o ar e dizer que está mal porque sim!

    Quanto ao resto do texto, será que o país vai parar por construir mais uma ponte ou um TGV? O orçamento também tem em conta escolas, justiça, etc. Isso é pura demagogia. Mas uma coisa podes criticar, este Governo não tem feito um trabalho positivo na Educação. Bem pelo contrário. Mas o problema não passa (só) pela construção de mais escolas.

  6. Gostei do toque informático. 🙂

    Não estou a confundir conceitos, quanto muito misturei-os no artigo. Quanto às comparações com os EUA ou Reino Unido, tu próprio deste a resposta: são economias diferentes.

    A nossa economia assenta principalmente nas PME que são os principais empregadores de Portugal, é por isso que sou contra os grandes investimentos, prefiro muitos pequenos investimentos que impulsionem o verdadeiro motor da nossa economia: as PME.

Os comentários estão fechados.