Como prolongar a vida de uma bateria

As baterias que equipam os portáteis e telemóveis actuais são geralmente de iões de lítio (Li-Ion) ou de polímeros de iões de lítio (Li-Po), estas baterias não sofrem do efeito de memória (ou viciação) que afectava as baterias de níquel de cádmio e portanto devem estar sempre carregadas quando em uso ou com 40% a 60% de carga quando armazenadas (de preferência a baixa temperatura).

Aqui ficam algumas dicas para não dar cabo da bateria em três tempos:

  • certificar-se que a bateria está totalmente carregada antes da primeira utilização;
  • nas três primeiras utilizações descarre-a quase na totalidade;
  • não deixe que nível de carga desça dos 10%;
  • descarregue a bateria pelo menos uma vez por semana (mas sem descer dos 10% mencionados acima);
  • evite descarregar a bateria na totalidade regularmente (mais de uma vez por dia é exagero);
  • quando estiver a utilizar o portátil ligado à corrente não se preocupe em retirar a bateria uma vez que as baterias actuais possuem sensores que deixam de enviar carga para a bateria quando está nos 100%.

No último ponto convém ter em conta que as baterias de litio degradam-se mais rapidamente quando as temperaturas são elevadas, pelo que se o seu portátil é daqueles que dá para fritar ovos em cima ou se trabalha em ambientes quentes (acima dos 25º) talvez seja melhor ir guardar a bateria no frigorifico.

No caso de já ter estoirado com a bateria a All-Battery.com
costuma ter bons preços.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.