Acer, Windows Vista e a falta de suporte

A 15 de Novembro decidi instalar o Windows Vista no meu portátil, esta deve ter sido uma das minhas piores decisões informáticas de sempre. Não só não consigo encontrar melhorias do XP para o Vista como deixei de ter suporte para o sistema de bateria.

O meu Acer é um TravelMate 4001Lmi que usa algo chamado “Microsoft SMART Battery Subsystem“, de smart não tem nada porque simplesmente não funciona. Neste momento não faço a menor ideia de quanto tempo a bateria ainda vai durar nem consigo configurar perfis de utilização que me permitam optimizar a duração da bateria.

Depois de muito procurar a única informação útil que encontrei foi de que não estou sozinho nesta situação, neste forúm da Microsoft existem muitos mais a queixarem-se. Decidi, então, contactar o suporte da Acer, não foi fácil mas lá encontrei o e-mail ([email protected]) para onde enviei a seguinte questão:

I have installed Windows Vista but now I don’t have the battery icon nor any kind of power management. Is there a driver I can install to make it work?

Na primeira resposta que obtive informaram-me que:

Caro cliente

Informamos que ao trocar o sistema operativo, todos os programas da acer serão apagados e por isso nao conseguirá visualizar o item da bateria.

Atenciosamente
Acer Suporte Técnico

Não quis entrar na discussão do conceito de upgrade e optei por apenas perguntar:

Portanto, a Acer não dá suporte a quem instala o Windows Vista?

Obviamente que quem estava do outro lado não percebe nada da questão inicial lá continuou com uma qualquer resposta automática:

Caro cliente

Não é questão de suporte, a questão é que ao trocar o sistema operativo, os programas são cancelados, ou seja só funcionam no sistema operativo original

Atentamente
Acer Portugal
Suporte Técnico

A questão ainda não ficou encerrada por já enviei o seguinte e-mail três vezes e ainda não obtive resposta:

A questão é que eu instalei o Windows Vista e não tenho suporte de bateria, não estou minimamente preocupado com o software da Acer.

A minha preocupação é estar a utilizar um computador sem ter qualquer tipo controlo sobre a bateria. Já utilizei o mesmo sistema operativo noutros portáteis de outras marcas e em todos a bateria é detectada e existe controlo sobre a mesma.

Será pedir muito por um driver (não é nenhum programa, é um driver!) que faça o Windows Vista detectar a bateria?

Conclusão

Se pensam utilizar o vosso portátil para mais do que a chamada utilização normal não optem pela Acer uma vez que o suporte não deve saber mais do que ler as recomendações que estão escritas num qualquer documento escrito há uma data de tempo.

Outras razões para não comprarem um Acer passa pela fraca qualidade do material: a tinta dos butões do trackpad desapareceu num instante, a bateria morreu ao fim de dois anos e o cabo do transformador partiu-se pouco tempo depois.

Resumindo: se faz uma utilização intensiva do computador esqueça a Acer.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

9 comentários em “Acer, Windows Vista e a falta de suporte”

  1. Pergunta estúpida de quem não percebe muito e que tem a sorte (pelos vistos) de ter um portátil “não ACER” e “não VISTA”: o downgrade da coisa, está impossibilitado?

    É por estas e por outras que o XP cá continua … melhoradito, mas sem aquelas coisinhas giras do Vista.

  2. Agora substitui Vista por Linux e podes imaginar o que e’ por a cabeca em agua ao pessoal da micro-informatica. E a mim que tive de fingir acessos ao control-panel e reboots quando nao tenho a 1a e nao preciso da 2a.

  3. Ana,

    Claro que o downgrade é possível, o problema é ter tempo para fazer cópias de tudo o que tenho no portátil e reinstalar o XP e voltar a por tudo no sitio.

    Zé,

    Tenho o Ubuntu no portátil e até o utilizo várias vezes, agora que a wireless da Lusófona voltou a funcionar cheira-me que o vou usar muito mais. No entanto o Linux chateia-me porque parece que fica sempre a faltar que qualquer coisa funcione, agora é a placa da TMN (a Huawei) que só funciona de vez em quando…

  4. Nao me interpretes mal, nao disse para pores linux no portatil disse para imaginares essa experiencia com o suporte com linux em vez de uma qualquer versao de windows. Acredita que lhes faz muito mais confusao.

  5. Sim, o problema e’ o hardware, o resto nao da’ problemas.

    Os tipos tem o pessimo habito de associar TFTs partidos com o facto de ter linux instalado. Uma coisa chamada gravidade e’ razao maior. Isso e mau material, claro.

  6. o meu computador eescola nao arranca e depois apagou tudo nao sei levou mais de 30 vezes a carregar gostaria que me exclarecem perdi tudo tanto trabalho ainda de manha dava e depois puv nem tava lento nem nada

  7. O melhor é levar o computador a um local onde lhe dêem assistência. Se não sabe instalar o Sistema Operativo mais vale pagar a quem saiba.

Os comentários estão fechados.