Câmara Municipal de Lisboa, a novela continua

Sempre disse que o que se estava a passar na CML estava a ser empolado, bastava estar-se atento para perceber que os “escândalos” na CML só surgiam depois de haver alguma notícia menos conveniente ao Governo de Sócrates. A oposição de Carmona ao aeroporto da Ota e ao TGV também não o ajudaram.

Mas a queda do executivo lisboeta não foi só provocada pelo PS – para Sócrates era preferível que a câmara não tivesse caído, assim continuava a ter com que desviar as atenções – a maior parte da culpa é do PSD. Marques Mendes ficou refém de um lógica ridícula que criou nas últimas autárquicas e em nome da coerência fez a única coisa que podia fazer. A falta de solidariedade para com os seus é que não foi nada bonita, um líder tem sempre de defender a equipa, não pode nunca ajudá-la a afundar-se mais depressa.

E quanto ao futuro?

À primeira vista o PS parece-me melhor posicionado para ganhar, António Costa não é tão bom como a comunicação social o anda a fazer passar mas ainda assim tem a máquina do partido do governo por detrás dele.

O candidato do PSD é fraco e o facto de ser terceira ou quarta escolha não o favorece nada, não consigo perceber como é que o meu partido só encontrou possíveis candidatos em pessoas cuja vida política já vai na quarta idade ou em autarcas de outros concelhos. Penso que existam mais quadros nas fileiras do PSD, têm de haver mais quadros no meu partido.

O estridente Sá Fernandes vai voltar a ser o candidato do BE a vereador da CML, espero, a bem da cidade, que os lisboetas estejam fartos do histerismo deste senhor – que é quem mais tem contribuído para o atraso numa série de projectos em Lisboa (e não é que o túnel do Marquês dá mesmo jeito…) – e que obtenha um resultado inferior.

Do PCP nada a dizer, como de costume nada de novo, Rúben de Carvalho contra os interesses instalados e bla bla bla e o proletariado e bla bla bla…

Do CDS ainda não se conhece o candidato, mas não estou a ver o Paulo Portas a espalhar outdoors a dizer “Eu fico!”, as pessoas ainda se podiam lembrar que não ficou…

Sobre a candidatura do PND, penso que vai servir para Manuel Monteiro perceber que está morto politicamente e que o resultado na Madeira é para agradecer ao Alberto.

A diferença poderá ser feita pelos independentes, Helena Roseta é a candidata do milhão de votos de Manuel Alegre, poderá ser beneficiada se os eleitores responsabilizarem, e deviam fazê-lo, os principais partidos pela actual situação da CML. Ainda assim não me parece que vá ter um grande resultado, falta-lhe máquina, como se pode ver pela dificuldade que está a ter em recolher assinaturas, e a menos que surjam grandes apoios não irá longe.

Já Carmona Rodrigues, caso se candidate e existem fortes indícios de que isso venha a acontecer, poderá vir a ser a surpresa que não o é. Para ganhar Carmona só tem de conseguir explicar como o tramaram, mostrar a obra que fez e as condições difíceis que lhe proporcionaram, mostrar que a cidade não parou e que uma mentira repetida muitas vezes não se torna numa verdade, apenas numa ilusão. Fosse aquele “só” pequeno e teríamos vencedor. Como não é, a coisa não vai ser nada fácil para Carmona.

Para terminar, ainda bem que não sou eleitor em Lisboa, se até aqui a governação da CML era difícil depois das próximas eleições vai estar perto do impossível, é que não acredito que alguém se aproxime sequer duma maioria no executivo e se isso não bastasse ainda vai ter de levar com uma Assembleia Municipal hostil.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *