Qual imprensa local?

Nota prévia: já trabalhei na RCM, tenho lá bons amigos e por vezes até tenho saudades de vestir a camisola, hoje, como nos tempos que lá passei, não contenho a critica quando a acho merecida.

Actualmente existem em Mafra quatro órgãos de comunicação social: a Rádio do Concelho de Mafra, o Carrilhão, o Mafra Regional e “O Ericeira“. Dos quatro só se aproveitam dois: RCM e Mafra Regional. Desses dois apenas o primeiro tem uma redacção digna desse nome.

O Carrilhão parou no tempo e deixou de ter jornalistas capazes nas suas fileiras, a boa vontade de alguns colaboradores é o que mantém o jornal vivo, ainda que num coma permanente. Continua a ter o obituário mais lido do concelho.

Sobre o “O Ericeira” apraz-me dizer que é um exemplo de como não basta ter-se os meios, é preciso profissionalismo. O título da notícia “Mais um GANDA número” poupa-me de criticar a falta de qualidade na escrita deste jornal.

O Mafra Regional vive num impasse, já lá vão uns anos. Lembro-me de quando nasceu, na altura ainda ajudei a divulgá-lo no IRC, parecia-me na altura, e hoje confirma-se, que estava a nascer antes de tempo, ainda não existia mercado para um jornal local em formato exclusivamente electrónico. Quando chegou ao papel chegou tarde e sem recursos para ser um projecto vencedor. Disseram-me uma vez que a redacção é composta por um estagiário de comunicação social e que quando o estágio acaba ficam à espera de outro, a ser verdade explica as interrupções que sofre de vez em quando.

No caso da RCM temos um exemplo de como uma redacção maior, de três jornalistas com a devida formação, não significa obrigatoriamente maior produtividade. É certo que têm a melhor cobertura de todas notícias a que se dedicam, e também é certo que esta critica é feita com a noção que a maior parte da informação da RCM que consumo provém do site que chega a passar vários dias sem uma única actualização (é bom saber, no segundo dia de 2007, que a temperatura máxima para 19 de Outubro era de 21 graus…).

Decidi fazer esta curta análise da imprensa local por uma razão muito simples, pela segunda vez um jornal nacional refere que Mafra vai receber em 2007 a cimeira UE-Rússia, na imprensa local nada vi sobre o assunto.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

5 comentários em “Qual imprensa local?”

  1. Falta o Folha de (do?) café que de vez em quando aparece nos sítios onde páro a beber o meu carioca de limão. Tem crescido em tamanho e pelo que me chegou ao ouvido parece-me haver promessas de em breve surgir por aí um jornal decente. Se é verdade ou não…

  2. A “Folha do Café” é um projecto interessante, conheço os responsáveis e tenho de admitir que não vejo uma “Folha do Café” há algum tempo, no entanto do que me lembro seria abusivo considerar a Folha um órgão de comunicação social.

    Quanto às promessas de um novo jornal, elas já existem desde antes do falecido Espaço XXI nascer. Desde assessores de imprensa a ex-jornalistas de órgãos do concelho já muita gente esteve envolvida em ideias, o problema é concretizá-las.

  3. Ambos sabemos qual é o vírus que se apoderou da imprensa local e ambos conhecemos o antídoto. Mas…nã nos deixam injectá-lo. E pouco mais digo sobre este assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *