Se há coisa que eu gosto em certos bloggers que se julgam arautos da democracia e da liberdade de expressão é moderarem os comentários ou, pior ainda, nem sequer permitirem comentários nos seus artigos.
Não dou exemplos para não me esquecer de ninguém.
Eu por acaso modero, senão tinha toda a falta de educação / formação que já vi por lá pousar e isso não permito no meu blog, façam-no nos respectivos. E o bloqueio de comentários uso também quando não peço opinião, apenas escrevo prosa, pensamentos, desabafos ou o que se queira chamar. De qualquer forma tanto a moderação como a inibição de comentários são parte integrantes dos serviços de blogs portanto é lícito e completamente integrado na actividade de bloggar. Não é de todo anti-democrático ou inibidor da liberdade de expressão usar tais meios de garatir a mesma. Porque até a liberdade de expressão tem limites 😉
A menos que te julgues “arauta da democracia e da liberdade de expressão” este artigo não era para ti.
Talvez o facto de ter comentado no teu blog e ter lido “este comentário aguarda moderação” me tenha levado a escrever este artigo, mas posso-te garantir que não eras a principal destinatária.
Eu prefiro moderar os comentários que me pareçam incorrectos e despropositados, viver em liberdade significa poder opinar e aceitar a critica às nossas opiniões, é por isso que não concordo com a falta de possibilidade de comentar ou com moderações prévias.
Claro que há posts que não queremos comentados mas, normalmente, esses são aqueles desabafos de que falas, por acaso nunca o fiz neste blog mas admito escrever devaneios que não queira comentados.
Outra situação é quanto temos um throll a perseguir-nos no nosso blog, foi o que aconteceu ao Pedro Tomás e estou completamente solidário na decisão dele em retirar os comentários, não teve outra opção.
No entanto reitero: não é coerente opinar soubre terceiros sem que estes tenham possiblidade de responder sem entraves.
“No entanto reitero: não é coerente opinar soubre terceiros sem que estes tenham possiblidade de responder sem entraves.” Não pode ser para mim de forma alguma nem vou tomar como tal apesar de ser a unica a comentar este post por enquanto. Comentei não pelas razões que possas querer fazer reinar mas porque de facto faço o que postaste e portanto expliquei apenas as minhas razões que não têm nada contra a liberdade de expressão pelo contrário, preservo-a.
Daí que te pudesse “garantir que não eras a principal destinatária”. 😉
Por esta altura parece-me óbvia minha posição, tal como a tua, em relação aos comentários e não me parece minimamente necessário justificares a tua opção, até porque o fazes no local próprio que é a página “Código de conduta” do teu blog.
No meu caso a forma como lido com comentários é pública mas perdeu-se nos arquivos do blog, talvez seja altura de fazer o que estava previsto e colocar o “Termo de Responsabilidade” no menu lá de cima.