Grandes Portugueses

O mais estúpido não é o programa, são as pessoas que se indignam com a presença de Salazar no Top 10 e não se indignam com a de Cunhal, ou vice-versa.

Eu não votei, nem tenho dado grande importância ao assunto, no entanto se o concurso se reportasse exclusivamente ao século passado o meu voto iria, obviamente, para Francisco Sá Carneiro.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

18 comentários em “Grandes Portugueses”

  1. Não vejo por que razão se deveria de ter indignação pela presença de ambos, pois eles não representam a mesma coisa. Um foi o rosto de 48 anos de didatura fascista, outro foi o rosto da luta contra essa didatura. Parece-me natural que quem se indigne com um, não se indigne com o outro. Assim como haja quem se indigne com os dois. O que não é mesmo natural é não se indignarem com a presença de ambos.

    Eu tambem não votei, mas gostei de ver lá o Cunhal… faz urtigária a muita gente, como se vê, e afinal, isto é o voto do Povo! 🙂

  2. Caro jpgn,

    Convém lembrar que o objectivo de Cunhal era substituir uma ditadura por outra, mas infelizmente ainda há muito Povo que também acha o Ernesto um herói…

    Nota: eu não me indigno com a presença de nenhum, cada um fez o seu papel e agradou a quem tinha de agradar sem, no entanto, me agradarem a mim.

  3. Ah sim… as intenções. Convem tambem lembrar que um foi um facto (a didatura), outro são (supostas) intenções!

    Sim, porque eles (os Cunhais) abdicaram das suas vidas durante décadas com a esperança de um dia dominarem o mundo, quais imperadores Ming. O que nos valeu foram os Flash Gordons!…

    “infelizmente ainda há muito Povo que também acha o Ernesto um herói…”
    O Povo, às vezes não sabe mesmo de nada, é inculto e ignorante. É nessas alturas que o devemos ensinar… quero dizer, aconselhar! 🙂 O que vale é que há outras altura em que é inteligente e sabe o que diz!… 🙂

    PS – Aconselho a ler uma biografia do Ernesto. Pode ser do Pierre Kalfon. Vai ver que o homem até era boa pessoa… tinha muitas intenções 🙂

  4. Nem me interessa saber que regime tem a Coreia do Norte. Interessa-me sim, em saber que regime tem o meu país. Acha que é uma democracia? Porquê? Porque se vota de 4 em 4 anos? Parece-me muito redutor para a democracia…

    Já agora. São os EUA uma democracia!? Politicamente, tem apenas dois partidos… serão os norte americanos tão fechados que só pensem de duas maneiras?! É este o pluralismo que se defende quando se criticam outros regimes?

  5. Quando será que o mundo, ou pelo menos voçê vai aprender a diferença entre o Comunismo e o Fascismo? E… Colocar na mesma frase o nome de Salazar e de Cunhal é não conhecer hitória, ou então é ignorá-la. E explique-me o que Francisco Sá Carneiro fez por portugal, para um GRANDE PORTUGUES a não ser ter sido vítima de um acidente que todos julgam ter sido atentado e que há 20 e não-sei-quantos-anos ainda a justiça não sabe o que fazer nem ao processo nem à sucata dos destroços do avião

  6. Caro jpgn, só é responsável pelo défice democrático em Portugal quem se alheia da participação cívica, não é o meu caso e estou em crer que também não seja o seu.

    Ao 51oaculover: não conhecer a história é perguntar o que Sá Carneiro fez por Portugal.

  7. Fundou o PPD-PSD, mais uns amigos após o 25 de Abril.
    2 anos depois demetiu-se da chefia do proprio partido que fundou.
    Morreu num acidente de aviação.

    Em resumo: Foi só mais um primeiro ministro.

    Está resumida a vida politica de Sá Carneiro

  8. Santa Ignorancia a minha… E dizer que Cunhal não foi um grande portugues e compará-lo a Salazar é ignorar a hitória de portugal, e se o PPD-PSD existe, se Sá Carneiro foi primeiro ministro, deve-o aos capitães de Abril, Mário Soares e Álvaro Cunhal. Se há pessoas indignadas com a presença de Salazar na lista dos TOP 10, pois eu não fico indignado, e até digo mais se Salazar ganhar não ficarei espantado. E de certa forma até concordo.

    Pelo discurso voçê é PSD… Sociais Democratas fazem-me lembrar os adeptos do Futebol Clube do Porto… Tal como os sociais democratas veneram Sá Carneiro, os adeptos do Futebol Clube do Porto veneram Pinto da Costa. Não vêem mais nada. Abra a sua mente… o unico lider que o PSD teve de jeito foi Cavaco Silva, esse sim um Grande Portugues.

  9. Mas quem disse que o Cunhal não foi um grande português? E quem é que o comparou com Salazar?

    De qualquer forma eu sou Social Democrata e adepto do FCP, portanto não devo ter razão em nada do que digo.

  10. credo …

    desculpem la, mas isto realmente quase é hilariante. eu nao sou nem do psd nem do pcp, nem do fcp, mas tanto salazar foi, até certa altura, um politico genial, como cunhal foi a face de uma persistencia que redundou em obstinaçao. cometeram o mesmo pecado do excesso do poder que detinham, explicito ou nao.

    nao votei numa personagem politica, mas sim humana, votei no aristides de sousa mendes, mas francamente acho que ja era tempo de nos perdermos em quezilias partidarias e nos envolvermos em discussoes frutiferas.

    curioso como este é dos posts com mais comentarios …

  11. Antes demais sou militante do PSD e adepto do FCP!!! Para além disso sou Portuense como Sá Carneiro e Pinto da Costa.

    Como bom Portuense que sou , adoro a liberdade e talvez seja por isso que o Comunismo nunca pegou por estas bandas!

    Não admiro Salazar, nem Cunhal!!!Agora algo que me distingue dos demais pseu-intelectuais de esquerda!!! Ambos devem estar na lista porque é o POVO que deve escolher!!! Isto não é a assembleia do povo da União Soviética em 1952!!!Talvez ainda não tenham esquecido a imensa maioria que não escolheu o PCP em 1976 nas primeira eleições livres em Portugal em muitos anos!

    Uma última coisa!!! Uma pequena frase que gosto de recordar aos nossos amigos …
    “Uma morte é uma tragédia, um milhão de mortos é mera estatística!” Estaline
    Não tenham medo do POVO!!!
    Já agora admirei a escolha da ANA!!! Alguém que fez algo pelo SER HUMANO! “Quem salva uma vida ,salva a humanidade”

  12. não é para agradeceres, mesmo. é apenas a minha opinião, tão legítima como qualquer outra.

    achei apenas que, de facto, às vezes as pessoas prendem-se demasiado a ideias pré-feitas, sem as digerirem ou esclarecerem, e isso faz-me confusão. é como se o “outro” lado nao tivesse aspectos positivos, e ja que estao numa de citaçoes, ha uma que gosto, nao me lembro de quem, mas posso procurar …

    “geralmente, numa discussão, todos têm razão no que afirmam. erram é no que negam.”

    sei que entendes, ou assim espero, já me habituaste a isso.

  13. Os comentários neste artigo estão encerrados por o mesmo não se destinar ao tipo de discussão a que se está a assistir.

    Agradeço o último comentário do “jpgn” mas tive de o apagar, não posso admitir que o meu blog sirva para pessoas que nem sequer se conhecem trocarem “mimos”.

    Para que não restem dúvidas o proprietário deste é assumidamente de direita. Só o lê quem quer e nem precisa de concordar.

    Os comentários nos outros artigos vão permanecer abertos mas todos os comentários que não se enquadrem no tema do artigo serão apagados.

    Por último permitam-me explicar que os comentários servem para comentar e não para os visitantes deste blogs promoverem as suas ideias divergentes e o diálogo entre eles.

    Se mais algumas dúvidas restarem o meu e-mail é:
    ferro ( arroba ) dotpt.com

Os comentários estão fechados.