Um imbecilidade chamada ViaCTT

À ideia de José Sócrates ser um demagogo da quinta casa que constantemente entretém o opinião pública com questões completamente acessórias, entretanto é bom que Portugal ganhe à Inglaterra no sábado para ninguém ligar ao fecho da Opel na Azambuja, já eu me começo a resignar, mas um Primeiro-Ministro fazer publicidade a um produto de uma empresa como se este fosse a melhor coisa desde o pão fateado sem côdea é completamente ridículo!

O primeiro-ministro explicou que o VIACTT é “um projecto emblemático” do Plano Tecnológico, com preocupações de “universalidade” e “democratização das tecnologias de informação”.

in Público (2006-06-28, página 43)

Vamos então desmontar esta farsa:

  1. projecto emblemático: tal como foi, no governo de Guterres, a criação do Megamail – um serviço de e-mail gratuito – com dinheiros público, em parceria com entidades privadas e sem concurso público quando já existiam milhares de serviços de e-mail gratuitos;
  2. universalidade: tão universal como as centenas de postos dos CTT que estão a ser encerrados, tão universal como a taxa de info-excluídos em Portugal, tão universal que não cumpre regras básicas de acessibilidade;
  3. democratização das tecnologias de informação: aqui temos Sócrates no seu melhor, será que viu isto escrito num qualquer teleponto? Isto é tão desprovido de qualquer sentido que até me custa a comentar, então eu pensava que já podia receber as facturas do telefone, extractos do banco e todas estas coisas a que o ViaCTT se propém por e-mail há anos…

Sobre o serviço em si recomendo a leitura deste artigo no Gildot onde são dissecadas algumas questões relativas à segurança deste serviço, entre as quais destaco este ponto dos termos de serviço:

2.10. O TITULAR é responsável pela utilização do serviço, a qual, ainda que efectuada por terceiros, com ou sem autorização do TITULAR, se presume, para todos os efeitos contratuais e legais, efectuada por este.

É bonito ver-se os CTT a livrarem-se de qualquer responsabilidade caso exista uma falha de segurança no seu serviço que seja explorada por terceiros.

Com este serviço, e segundo o presidente dos CTT, Luís Nazaré, as empresas que aderirem ao VIACTT poderão reduzirem média entre 30 e 40 por cento os custos normais do serviço postal tradicional.

in Público (2006-06-28, página 43)

Fantástico! E ainda por cima os CTT não perdem o seu negócio, sim porque se o governo legislasse no sentido de as empresas poderem utilizar o correio electrónico (vulgo e-mail) convencional para enviar estas mesmas informações, desde que fosse garantida a autenticidade das mesmas através de certificados digitais como já acontece com os advogados, os CTT ficavam a chuchar no dedo e as empresas podiam reduzir em doses percentuais muito mais elevadas os seus custos, uma vez que apenas teriam de suportar custos administrativos e de manutenção da plataforma informática que actualmente já possuem.

Na Grécia antiga tivemos um Sócrates filósofo, no Portugal moderno(?) temos um Sócrates que gosta de reinventar a roda…

Próxima paragem da demagogia tecnológica: NetEmpregos.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

3 comentários em “Um imbecilidade chamada ViaCTT”

  1. Hummm, uma análise precisa… Mas caro Ferro, é disto que se fazem as eleições… Por exemplo, será coincidência as sondagens de hoje indicarem que estamos a 15 pontos do PS ???
    Estratégia, elan, chama-lhe o que quiseres 😉 São muito espertos estes novos socialistas há que se lhes tirar o chapéu……

  2. A experiência Via CTT permitiu-me perceber algo mais profundo sobre a realidade do nosso país. está tudo mal, mesmo tudo mal….

    1º Operação de charme
    Inscrevi-me antes mesmo do nosso 1º ministro, já que ele se inscreveu no mesmo dia que eu… mas à tarde. No entanto ele é o inscrito numero 1, como é possivel???? O rei vai claramente nú.
    2º Não percebi muito bem para que serve, mas gosto de arriscar e lá me inscrevi, depois de uma série de explicações percebi que teria que ficar à espera de uma carta registada com o codigo para aceder à dita caixa de email que não tem endereço escrito…..aguardo com curiosidade para saber quem me enviará um email para uma caixa sem endereço, será que vou ter um aviso de email no PC a dizer “PUBLICIDADE!!!!!!”
    3º recebi o aviso de entrega da carta registada, um dia depois do prazo de 6 dias para a levantar nos CTT, não a podia ir buscar, mas pedi a um parente que fosse aos CTT confirmar do que se tratava, era ela a carta dos CTT que os proprios enviaram 7 dias depois do devido. No aviso de entrega a data estava lá, mas o aviso só chegou 7 dias depois…
    Pedi que a devolvessem, porque posteriormente seguir-se-ia uma reclamação pelos CTT aos CTT. Será que vai chegar????

    Agora digam-me que conclusões tirar…

  3. ja esta aí isto da via ctt, é oblrigatorio e obrigatoriamente temos de aceitar as clausulas do contrato, Que treta. Afinal PSD implementou o que Socrates planeou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *