Feeds RSS e o Google Reader

Já andava a pensar em escrever sobre a ferramenta do Google que mais utilizo a seguir ao motor de busca, as palavras do Marco Oliveira na mailing list do Planeta Mafra foram a gota de água para que este artigo visse a luz do dia.

O Google Reader é um leitor de feeds RSS. Um feed RSS não é mais do que um “sinal” que um site (de notícias, um blog, etc.) pode fornecer contendo, normalmente, o conteúdo mais recente ou excertos dele. Normalmente os links para os feeds RSS estão assinalados com os símbolos RSS ou RSS.

Se utilizarem um browser como o Firefox, e o site que estão a visitar estiver minimamente bem feito, o segundo símbolo aparece junto da barra de endereços sempre que haja um feed disponível,  se lá clicarem o Firefox vai listar o conteúdo do feed e no topo possibilita a subscrição no mesmo em vários leitores online.

Dos vários leitores online só conheço o Google Reader, e recomendo-o vivamente para quem quer seguir o que se passa em vários blogs e site noticiosos e não tem tempo para visitar dezenas de páginas por dia. Actualmente tenho subscritos 72 feeds e como o Reader nos permite organizar as várias subscrições com tags é muito fácil encontrar o que quero.

Para quem usa o Internet Explorer também é fácil utilizar o Reader, basta copiar o link do feed, ir ao Google Reader, clicar em “Add new subscription” e finalmente colar o link.

Esta é a utilização mais básica do Google Reader, e para mim o mais importante é mesmo poder chegar rapidamente aos conteúdos dos meus sites favoritos em qualquer computador. O Reader também nos permite partilhar artigos com outros utilizadores e, ao género do GMail, marcar artigos com uma estrela para os diferenciar dos outros.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

Um comentário em “Feeds RSS e o Google Reader”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *