Oh p’ra eles tão democráticos

Se há coisa que eu gosto em certos bloggers que se julgam arautos da democracia e da liberdade de expressão é moderarem os comentários ou, pior ainda, nem sequer permitirem comentários nos seus artigos.

Não dou exemplos para não me esquecer de ninguém.

Publicado por

Nuno Ferro

Nuno Ferro tem 38 anos, cresceu em Mafra e mais tarde mudou-se para Lisboa. Actualmente, trabalha na Sky como Reliability Manager.

4 comentários em “Oh p’ra eles tão democráticos”

  1. Eu por acaso modero, senão tinha toda a falta de educação / formação que já vi por lá pousar e isso não permito no meu blog, façam-no nos respectivos. E o bloqueio de comentários uso também quando não peço opinião, apenas escrevo prosa, pensamentos, desabafos ou o que se queira chamar. De qualquer forma tanto a moderação como a inibição de comentários são parte integrantes dos serviços de blogs portanto é lícito e completamente integrado na actividade de bloggar. Não é de todo anti-democrático ou inibidor da liberdade de expressão usar tais meios de garatir a mesma. Porque até a liberdade de expressão tem limites 😉

  2. A menos que te julgues “arauta da democracia e da liberdade de expressão” este artigo não era para ti.

    Talvez o facto de ter comentado no teu blog e ter lido “este comentário aguarda moderação” me tenha levado a escrever este artigo, mas posso-te garantir que não eras a principal destinatária.

    Eu prefiro moderar os comentários que me pareçam incorrectos e despropositados, viver em liberdade significa poder opinar e aceitar a critica às nossas opiniões, é por isso que não concordo com a falta de possibilidade de comentar ou com moderações prévias.

    Claro que há posts que não queremos comentados mas, normalmente, esses são aqueles desabafos de que falas, por acaso nunca o fiz neste blog mas admito escrever devaneios que não queira comentados.

    Outra situação é quanto temos um throll a perseguir-nos no nosso blog, foi o que aconteceu ao Pedro Tomás e estou completamente solidário na decisão dele em retirar os comentários, não teve outra opção.

    No entanto reitero: não é coerente opinar soubre terceiros sem que estes tenham possiblidade de responder sem entraves.

  3. “No entanto reitero: não é coerente opinar soubre terceiros sem que estes tenham possiblidade de responder sem entraves.” Não pode ser para mim de forma alguma nem vou tomar como tal apesar de ser a unica a comentar este post por enquanto. Comentei não pelas razões que possas querer fazer reinar mas porque de facto faço o que postaste e portanto expliquei apenas as minhas razões que não têm nada contra a liberdade de expressão pelo contrário, preservo-a.

  4. Daí que te pudesse “garantir que não eras a principal destinatária”. 😉

    Por esta altura parece-me óbvia minha posição, tal como a tua, em relação aos comentários e não me parece minimamente necessário justificares a tua opção, até porque o fazes no local próprio que é a página “Código de conduta” do teu blog.

    No meu caso a forma como lido com comentários é pública mas perdeu-se nos arquivos do blog, talvez seja altura de fazer o que estava previsto e colocar o “Termo de Responsabilidade” no menu lá de cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *